Bootcamp de programação

Como se tornar um cientista de dados? Saiba agora!

By enero 13, 2021marzo 28th, 2024No Comments

A demanda por esse profissional tem sido alta, o que geralmente resulta em salários competitivos, mas a concorrência também é alta. Por isso, quanto mais experiência tiver, maior é o seu potencial de ganho. Além disso, ele é necessário em uma ampla variedade de setores, incluindo tecnologia, saúde, finanças, varejo, marketing, entre outros. Quanto antes você entender isso, mais proveitosa será a sua jornada de formação e experiência nessa área. Há poucos anos a área de Data Science começou a se tornar relevante no mercado.

  • Essa tecnologia já provou que não é apenas uma moda passageira e sim que veio para ficar e beneficiar diversos setores da sociedade com seus resultados surpreendentes.
  • Contribuem para os avanços nos sectores da saúde, finanças, marketing e outros.
  • Caso você tenha vindo da estatística, a área de computação talvez seja a mais difícil”, explica.
  • É importante não apenas estar familiarizado com uma ou mais ferramentas para visualizar dados, mas também os princípios por trás da codificação visual de dados e comunicação de informações.
  • Se você atua na área de tecnologia, já deve ter ouvido a clássica frase “os dados são o novo petróleo”, proferida pela primeira vez pelo cientista de dados londrino Clive Humby.
  • Existem várias plataformas de aprendizado online que oferecem cursos especializados em ciência de dados.

Outra habilidade técnica importante para cientistas de dados é o conhecimento em áreas que envolvem a análise quantitativa de elementos. Essa nova geração de profissionais tem ganhado cada vez mais notoriedade no mercado de trabalho, se tornando um ativo curso de cientista de dados indispensável nas organizações. Acompanhar blogs e podcasts dedicados à ciência de dados pode fornecer insights valiosos e dicas práticas. A leitura de livros dedicados à ciência de dados é uma maneira eficaz de aprofundar seus conhecimentos na área.

Big Data Analytics: conceito, benefícios e aplicações práticas

Isso acontece porque um profissional já identificou, por meio da programação, um padrão na base de dados de que os clientes que compram um notebook tem alta tendência a comprar também um mouse. Assim, você recebe uma seleção dos produtos mais relevantes e a loja pode aumentar as vendas. O cientista de dados automatiza muitos processos do trabalho através da programação. Ao se destacar pelo que oferece, ela conquista https://www.didigalvao.com.br/ciencia-de-dados-conhecendo-a-area-e-suas-principais-ferramentas/ mais clientes, conta com mais receita e, consequentemente, pode continuar investindo em melhorias tecnológicas, por exemplo, e permanece sendo um importante player para o mercado. Para que o usuário tenha esse tipo de experiência, os cientistas de dados da Netflix utilizam o chamado sistema de recomendação que basicamente entende as necessidades do usuário e fornece sugestões de filmes e séries para ele.

“Tem um fórum em português, o Stack Overflow, que a pessoa pode colocar lá um problema que ela está tentando resolver, mas não está conseguindo. Sempre vai ter um outro profissional para te complementar e os dois, juntos, vão conseguir resolver o problema”, acrescenta Serra. De acordo com Serrajordia, o primeiro passo é identificar se você gosta da ciência de dados e ver se você se encaixa nesse perfil curioso e investigativo que o cientista precisa ter. Um outro desafio para Serra que o profissional pode enfrentar é ter que se tornar um bom pesquisador. Isso porque o cientista de dados precisa fazer pesquisas que o ajude a encontrar soluções.

Saiba como se tornar um cientista de dados de sucesso

Ele coleta informações de diversas fontes, como bancos de dados — MySQL e/ou Postgres, por exemplo —, mídias sociais, sistemas internos de empresas, entre outras. A partir disso, ele trabalha na preparação e limpeza de dados, removendo erros, valores ausentes e inconsistências, para os elementos colhidos estarem prontos para análise. Assim, ser adepto(a) ao lifelong learning (aprendizagem contínua) é imprescindível para uma pessoa que deseja se tornar um cientista de dados. Sendo assim, investir em uma formação aprofundada em um ou mais desses campos de conhecimento, te dará a base necessária para exercer a profissão de maneira satisfatória. Um cientista de dados também deve saber usufruir da comunicação efetiva para transmitir seus resultados.

como se tornar cientista de dados